Senhoras e Senhores!


El grupo Os Mamatchas foi criado em 2008, em Presidente Prudente-SP-Brasil. Hoy conta con los integrantes: Camila Peral e Nicolás Basualdo, e amigos. Trabaja con espetáculos, shows, interaciones, intervenciones, números, oficinas (talleres), circo y teatro callejero.

23 outubro 2008

Quem Somos - Quien Somos






              O Grupo de Circo e Teatro de Rua "Os Mamatchas" se formou em 2008, em Presidente Prudente-SP. Faz parte do Fórum do Interior, Litoral e Grande São Paulo (LIGSP), da Rede Brasileira do Teatro de Rua (RBTR) e no movimento de circo argentino, frentes municipal, estadual, nacional e internacional que lutam por políticas públicas com investimento direto do Estado. Desde sua formação seu foco é o circo e o teatro de rua, realizando espetáculos, intervenções, interações e oficinas.


                  El Grupo empezo en 2008, en la ciudad de Presidente Prudente, província de São Paulo-Brasil. Forma parte de movimientos de circo y teatro en Brasil y Argentina. 
Animamos todo tipo de eventos, fiestas con espectaculos de circo, teatro y nuestro Robot luminoso - Exótico Robot De Led.






Camila Peral - Payasa 10% - Atriz e Produtora
Nicolás Basualdo - Payaso Cavernicolas - Ator e Produtor



Lua Barbosa - Palhaça Meia Lua Quebrada - Atriz e Produtora
(in memória)




Histórico


O Grupo de Circo e Teatro de Rua “OS MAMATCHAS” tem na sua linguagem o palhaço/bufão popular e grotesco. Utiliza de dramaturgia própria, levando aos espetáculos as reprises e esquetes tradicionais do circo.
O grupo surgiu através da união de malabaristas de rua argentinos, um chileno e atores/palhaços brasileiros no ano de 2008. Contou com o respaldo, suporte e orientações do grupo “Rosa dos Ventos” estruturando-se então o espetáculo “Hay Bagunça!”.
Em 2009 o “Hay Bagunça” recebeu orientação teatral contemplada pelo Projeto Ademar Guerra, recebendo como orientador o dramaturgo Paulo Azevedo. Esta primeira orientação era delineada pela pesquisa de uma linguagem bufonesca, pois parecia ser o caminho mais próximo do que estava sendo efetivado e assim se iniciou o trabalho.
No mesmo ano, em agosto houve a aprovação do Projeto de Aprimoramento do Espetáculo “Hay Bagunça!” através do ProAC Edital N.º 04, Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Número Circense no Estado De São Paulo.
Em 2010 o grupo recebeu aprovação do Projeto Ademar Guerra novamente, e teve a orientação de Paula Carrara, com o projeto de Aperfeiçoamento Direcionado ao espetáculo “A Fêmea Dominante”, que foi montado durante o ano.
De 2011 à 2014 o espetáculo passou por várias experiências, alterações de ordem, elaboração da linguagem para uma criação mais livre das bases originais, ousando na relação cênica e com a presença marcante da música ao vivo no espetáculo.
      Em 2016 criamos o novo espetáculo "Confusões Pipísticas", inicalmente contratado para falar dos perigos da pipa pela empresa Energisa, hoje sendo modificado e readaptado para praças, ruas e calles deste Mundo.
Os integrantes sempre que possível seguem em busca de maior conhecimento através de oficinas, cursos e workshops, na cidade de Presidente Prudente, fora dela, e também na Argentina, em festivais, mostras e eventos que o grupo participa. Desse modo, a busca por uma linguagem e de uma contribuição diferente é constantemente perseguida.
Os Mamatchas hoy en dia trabaja con eventos en general, shows, espectaculos, intervenciones, números y recepciones.